Drogas

ABC do Bullying, para jovens e não só

BullyingO ABC do Bullying apresenta, com palavras simples, questões importantes para todos refletirem. Pode ser um auxiliar nos trabalhos de escola, para ajudar os alunos a compreender melhor o que é isso do BULLYING - um problema que é de todos mas que é nosso também!

A – ANGÚSTIA: Talvez um dos primeiros sinais de que a coisa não está bem. Quando vais para a escola e te sentes angustiado já é um alerta para abrir os olhos e pedir ajuda.
Podes estar angustiado por temer o que acontecerá na escola, ou então angustiado por culpa. Sim, não pensem que os alunos que agridem os colegas se sentem mesmo uns queridos por causa disso. Consciência deles também pesa, só que não mostram. Ao invés de esconder esse sentimento procurem entender de onde ele vem, e busquem ajuda para resolver o problema. Então, para início de conversa, a angústia é um sinal de que algo não vai bem.

Partilha

Continuar...

Adolescentes e consumo de drogas - Guia para pais

Linha Vida 1414 Durante sua adolescência os jovens são propensos a entrar em contacto com o álcool e outras drogas, e vão fazer as suas próprias opções sobre como responder a esses desafios. Compreensivelmente, este é um motivo de preocupação para muitos pais.

De acordo com o último relatório do IDT sobre consumos de álcool e droga por jovens [ver aqui], a partir de inquéritos realizados a alunos do 3.º ciclo e do secundário, o consumo de substâncias ilícitas em 2011 aumentou relativamente a anos anteriores. A cannabis (haxixe) foi a substância mais utilizada. 29% dos alunos inquiridos relataram que, pelo menos uma vez na sua vida, consumiram droga.

Adolescência: um momento desafiador

A adolescência é um período em que a criança está a desenvolver a sua própria identidade, onde a experimentação e o aumento do risco são comuns. Esta etapa pode ser um momento desafiador para os pais, bem como crianças e jovens.

Partilha

Continuar...

Alerta aos alunos para perigos do excesso de ansiolíticos e antidepressivos

OIPMÁlcool, drogas, smartdrugs, ansiolíticos e antidepressivos. As interações entre tudo isto são imensas. O consumo de álcool, drogas incluindo as chamadas smartdrugs e outras substâncias psicoativas como antidepressivos e ansiolíticos continua a aumentar em Portugal. Os jovens, que são o futuro do nosso país devem ser cada vez mais alertados não só para os danos em saúde que são muitas vezes irreversíveis mas também do perigo das interações das misturas que muitas vezes fazem. Alerta-se para o risco não só destas substâncias mas para as interações que podem ocorrer com vários medicamentos.

 

Os malefícios do álcool são sobejamente conhecidos e um excelente exemplo para explicar que uma dose elevada única pode conduzir ao coma alcoólico e consequente morte e que o consumo crónico (ao longo do tempo) pode induzir toxicidade hepática (vulgo cirrose). As interações com vários medicamentos é sobejamente conhecida e pode causar várias falhas terapêuticas desde a ineficácia de antibióticos ao efeito cumulativo de depressão do sistema nervoso.

Partilha

Continuar...

CANNABIS: MARIJUANA e HAXIXE - O que são? Que efeitos?

drugsA marijuana, tal como o haxixe, é geralmente enrolada num cigarro chamado “ganza” ou “charro”. Pode ser também coada como um chá ou misturada com comida, ou fumada num cachimbo chamado bong.

A cannabis [1] é a terceira, de cinco substâncias, responsável pela admissão de toxicodependentes nas instalações de tratamento de drogas nos Estados Unidos, com 16%. De acordo com a Pesquisa Nacional da Família sobre Toxicodependência, os adolescentes que frequentemente consomem marijuana são geralmente quatro vezes mais prováveis de agir violentamente ou de danificar propriedade. Tendem cinco vezes mais a roubar do que aqueles que não consomem drogas.

Partilha

Continuar...

O que é o ecstasy?

ecstasy1Decerto que já ouviu falar de ecstasy, uma droga muito associada a consumos em locais de diversão noturna. Mas sabe mesmo do que se trata, dos seus efeitos e consequências?

O ecstasy [êxtase, na tradução para português] é um nome de rua para as substâncias metileno-anfetaminas (MDMA). É um tipo de estimulante que também produz efeitos alucinogénios. É conhecida também pelos nomes XTC, droga do amor, entre outros nomes menos comuns. As drogas estimulantes produzem efeitos no cérebro, podendo fazer uma pessoa sentir a ilusão de mais desperto, confiante ou mais enérgico.

Qual a sua aparência?

O ecstasy geralmente apresenta-se na forma de um comprimido, em várias feitios, tamanhos e cores. Muitas vezes, os comprimidos têm impressos logotipos, de simbologia mitológica.

Partilha

Continuar...

Consumo de "charros" e saúde mental

imagesO impacto da cannabis e sucedâneos, como o haxixe, no desenvolvimento do adolescente e na sua saúde mental é motivo de preocupação, face às persistentes crenças entre os jovens de que a cannabis é inofensiva, facto que foi desmentido pela pesquisa científica. Estão demonstrados vínculos entre o uso de cannabis e problemas de saúde mental. Estes incluem distúrbios de ansiedade, depressão e psicose.

O que é?

Cannabis é uma droga que vem da planta Cannabis sativa. O produto químico activo da cannabis é o delta-9 tetrahidrocanabinol (THC). Quando se consome cannabis, o THC é absorvido para a corrente sanguínea e transportado para o cérebro, produzindo sensações psicóticas, como de ausência, delírios e alucinações.

O nível de THC na cannabis pode variar dependendo de:

  • a variedade ou tipo de planta;
  • como a cannabis é cultivada;
  • a parte da planta que é utilizada, por exemplo, a cabeça ou a folha;
  • o modo como a planta está preparada para ser utilizada.

 

 

Partilha

Continuar...

Progressos para as Crianças

Relatório unicefA adolescência é um período de formação, durante o qual as crianças crescem como cidadãos plenos e agentes de mudança nas suas próprias vidas e na vida da sua sociedade. 'Progressos para as Crianças' é um relatório da UNICEF sobre os  adolescentes, que fornece uma visão geral da situação dos adolescentes no mundo, inclusive das suas vulnerabilidades em áreas críticas. Este relatório é um argumento convincente para exigir maiores esforços no investimento e na programação das políticas juvenis, para garantir os direitos dos adolescentes e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Na Declaração do Milénio, adotada em 2000, os líderes mundiais fizeram uma promessa às crianças para ajudá-las a realizar o seu potencial humano. As crianças que nasceram naquele ano agora são adolescentes. É hora de rever se a promessa está sendo mantida para estas crianças e para todos os adolescentes. A vida dos adolescentes melhorou?

Copiar e ler relatório em:

http://www.unicef.pt/18/PFC2012_A_report_card_on_adolescents.pdf

Partilha

Inquérito Nacional em Meio Escolar revela que há mais jovens a beber e a consumir cannabis (haxixe) - 29% já consumiram cannabis

charroO consumo de álcool, de tabaco e de droga aumentou entre os alunos das escolas públicas, revelam os primeiros resultados do Inquérito Nacional em Meio Escolar [1] [2], efetuado em 2011, divulgados pela SICAD (*) no dia 18 de outubro.

No ensino secundário, mais de dois terços (68%) dos alunos disseram, quando foram questionados, que tinham ingerido álcool nos 30 dias anteriores e 16% relataram uso de drogas — sendo que a mais consumida é, de longe, a cannabis (ler o texto: CANNABIS: MARIJUANA e HAXIXE).

Isto significa que 40 mil jovens do secundário reportam consumos recentes de cannabis. E que o aumento em relação ao último inquérito, feito em 2006, foi de sete pontos percentuais, quebrando uma tendência de quebra que parecia desenhar-se em anos anteriores.

Partilha

Continuar...